terça-feira, 19 de maio de 2009

Eventos março/abril na U.I. Isabel Cafeteira

Durante o mês de abril a Unidade Integrada Isabel Cafeteira, realizou diversos eventos. Entre eles destacamos: Dia do Livro Infantil/Monteiro Lobato, Combate à Violência na Escola, Dia do Índio, Fundação de Brasília, Chegada dos portugueses no Brasil, Dia do Planeta. Todos os eventos foram trabalhados em sala de aula através de pesquisas, leituras, produção textuais, dramatização, palestras e mini-seminários. Sendo as apresentações grupais e os mini-seminários realizados entre turmas, permitindo assim a troca de conhecimento e o intercâmbio de informações entre os alunos de 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Confira fotos abaixo.

Por: Rosenir Noleto

FAMÍLIA NA ESCOLA


No dia 28 de março de 2009, a Unidade Integrada Isabel Cafeteira realizou o I Encontro Família na Escola. O objetivo principal do encontro é proporcionar o estreitamento dos laços entre a escola e a família e a percepção dos pais do quanto são importantes na vida escolar dos filhos. O evento foi organizado pelos professores e os gestores escolares de uma forma bem dinâmica com palestras sobre o Bolsa-Família, dinâmicas de interação e brincadeiras. Os pais, como parceiros essenciais no processo educativo, precisam sentir-se atraídos pela escola. Perceberem que são peças fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a seus filhos através do seu envolvimento e participação Os pais tiveram a oportunidade de conhecer os espaços físicos da escola: laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, etc. O turno noturno, além de promover as atividades já citadas, realizou uma Oficina onde as famílias puderam aprender fazer ovos de páscoa e participaram do sorteio dos mesmos. Iniciativa bastante pertinente, o Encontro Família na Escola possibilitou às famílias o acesso a informações importantes e uma melhor interação com os professores, coordenadores, gestores e com a própria instituição. Por fim os participantes nos três turnos tiveram um momento de oração e saborearam um lanche oferecido pelos professores.


Por: Leilane Milhomem—Profª 3ª Série Matutino

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA

Educação de qualidade tem sido uma busca constante no decorrer da história do homem, pois a mesma é base das melhorias e mudanças sociais. Pensando nisso, nos últimos anos, muitos esforços tem sido empreendidos visando um sistema educacional mais justo e igualitário. Assim, programas de apoio são implantados e implementados e aos poucos os resultados vão surgindo. As escolas municipais recebem, hoje, colaboração de alguns desses programas através do Ministério da Educação e o mais recente, é o PDE que faz parte do Plano Nacional de Educação veiculado ao PAC/Programa de Aceleração do Crescimento, que visa apoiar os projetos desenvolvidos projetos desenvolvidos pelas instituições públicas estaduais e municipais. Assim, este ano, a Unidade Integrada Isabel Cafeteira foi contemplada com o referido programa e elaborou no início deste ano o seu Plano de Desenvolvimento da Escola, visando melhorar os seus índices.
Por: Emirene Santana

DIA DA ESCOLA

Para comemorar o Dia da Escola neste ano na Escola Isabel Cafeteira teve a preocupação de mostrar aos seus educandos a importância e o papel da escola, como formadora de opinião e de cidadãos críticos a partir do Pré-escolar. A Escola por simples definição, é o segundo estabelecimento de ensino, depois da família, primeiro núcleo de contato social para as crianças. Caracteriza-se como o espaço onde os pequenos começam a aprender as regras e os limites da vida em uma comunidade. É um ambiente destinado à convivência e à socialização. Acompanha o desenvolvimento do educando, em suas diversas fases, de acordo com suas diferentes necessidades e capacidades a serem exploradas. Referencial para o crescimento das pessoas, é um local em que é possível aperfeiçoar o conhecimento, ter contato com as artes, disciplinas científicas e estudos sociais; conhecer novos indivíduos e adquirir noções de solidariedade e cooperação. Uma escola é considerada boa quando permite o desenvolvimento dos seus alunos. Assim como em todo Brasil, Barra do Corda possui escolas públicas e privadas. Dentre as públicas está a Unidade Integrada Isabel Cafeteira que tem procurado melhorar o atendimento de sua clientela, buscando parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e o Ministério da Educação, para reduzir a evasão e a repetência.
Por: Iracilda Lopes—Profª Língua Portuguesa

Encontro Pedagógico

Ocorreu dia 14/03/2009, o primeiro Encontro Pedagógico do ano letivo de 2009. O evento reuniu todos os servidores da escola com o objetivo de apresentar as principais discussões durante a elaboração do PDE., como: planejamento, proposta pedagógica, avaliação escolar, atas de reuniões pedagógicas, etc. Bem como, uma breve exposição sobre o Telecentro Comunitário, seus objetivos e finalidade: Comunitário e Pedagógico. Vale ressaltar que esses momentos são de extrema importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. É valioso o Encontro Pedagógico, como possibilidade de ver e discutir os problemas e como nós professores podemos contribuir para o melhor desempenho acadêmico dos seus alunos.
Por: Fracy Almeida—Profª Língua Inglesa

AULA INAUGURAL

O primeiro dia de aula do ano letivo de 2009 foi marcado por diversas atividades de interação envolvendo corpo docente e discente. Embora o primeiro dia de aula já seja um vento no calendário da escola. A aula inaugural de 2009, foi cheia de brincadeiras envolvendo professores coordenadores, direção e alunos, entre elas podemos citar: corrida de saco, dinâmica da rosa, balinhas para o murro, brincadeiras com balão, distribuição de balões coloridos. No final da aula, foi oferecido um lanche com pipocas e sucos. O ano de 2009, começou cheio de expectativas, já que a escola acaba de receber um Telecentro Comunitário que são espaços com computadores conectados à internet destinados à utilização da comunidade escolar e local. Além disso, durante todo mês de março, os professores sob a liderança da Profª Irene elaboraram o PDE– Plano de Desenvolvimento da Escola, que são ações financiadas pelo FNDE Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC, a fim de melhorar o índice escolar. Reorganização da Biblioteca Escolar e dinamização dos demais recursos que a escola dispõe. Portanto, caros alunos e professores, o conhecimento está em suas mãos, a busca do saber em todos os planos é tarefa que se inicia e se realiza com os olhos, tudo pode ser alvo de busca, mas a marcha do conhecimento existem níveis, tanto no que é procurado, quanto no modo de o adquirir. “A comunicação deve ser entendida como um processo de construção de significados em que o sujeito interage socialmente”. (Autor desconhecido)
Por: Regiane P. A. Teixeira—Profª Língua Portuguesa