quinta-feira, 1 de outubro de 2009

AULA PASSEIO


Os alunos da 3ª série Aceleração realizaram aula passeio, que tinha como objetivo principal identificar as principais fontes de poluição na zona urbana do município de Barra do Corda. A aula-passeio foi acompanhada da Coord. Rosenir Noleto, a Senhora Paula Geysse e as Professoras Joyce e Edileuza.

ESCOLA PARTICIPA DE ABERTURA DOS JOGOS INTERCOLEGIAIS


A Unidade Integrada Isabel Cafeteira participou da abertura dos 31º Jogos Escolares de Barra do Corda. Nesta edição como nas anteriores, participam todas as escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CIRCO NA ESCOLA


A festa Circo na Escola ocorreu dia 05 de junho quando um grupo de artistas locais fizeram diversas apresentações para as crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e da Educação Infantil que estudam no turno vespertino. Foi uma grande diversa. Confira fotos do eventos.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Oficina Pedagógica para Professores da Educação Infantil


Nos dias 06 a 08 de abril aconteceu na Unidade Integrada Isabel Cafeteira, uma oficina destinada às professoras que atuam com Educação Infantil. O objetivo do encontro foi refletir sobre as práticas educativas voltadas para a criança e provocar a necessidade de ressignificar e de reorganizar os espaços educacionais para a pré-escola, de modo a estruturá-los criticamente diante das transformações sociais que afetam a criança na contemporaneidade. A Educação Infantil hoje compreende o atendimento educativo às crianças de 0 a 6 anos de idade, constituindo a primeira etapa da educação básica, que se desenvolve em creches e pré-escolas. E seu aprendizado envolve: o desenvolvimento lingüístico; do raciocínio; o musical; o desenvolvimento das áreas perceptivas e o desenvolvimento emocional.
Por: Lusineide Nascimento

quarta-feira, 20 de maio de 2009

DIA UNIVERSAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL

O Dia Universal contra a Discriminação racial, foi criado em homenagem aos manifestantes de Sharpeville, província de Gauteng, na África do Sul, em 21 de março de 1960, que marchavam num protesto pacífico contra a Lei do Passe, que obrigava os negros a usarem um cartão no qual estava escrito aonde podiam e deviam ir. A polícia conteve o movimento com rajadas de metralhadoras e segundo os jornais televisivos, morreram 69 pessoas e mais de 180 ficaram feridos. Esse acontecimento chamou atenção da opinião para a política do Apartheid e a ONU—Organização das Nações Unidas, em 1969 implementou o Dia Internacional contra a Discriminação Racial. No Brasil, ao longo dos anos o Movimento Negro vem reivindicando a revisão do currículo escolar brasileiro, essa reivindicação tornou-se a Lei de 10.639/2003 e foi delineada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Entretanto, a Lei existe mas não está nos costumes. Enquanto educadores, devemos construir uma prática pedagógica que destaque o negro e o índio como sujeito ativo na construção de nossa sociedade e tomar consciência de que o Brasil é um país multirracial e pluriétnico e procurara aceitar que nesta diversidade o negro e o indígena tem papéis de maior relevância para a sociedade brasileira.
Por: Maria das Graças - Professora de História

terça-feira, 19 de maio de 2009

Eventos março/abril na U.I. Isabel Cafeteira

Durante o mês de abril a Unidade Integrada Isabel Cafeteira, realizou diversos eventos. Entre eles destacamos: Dia do Livro Infantil/Monteiro Lobato, Combate à Violência na Escola, Dia do Índio, Fundação de Brasília, Chegada dos portugueses no Brasil, Dia do Planeta. Todos os eventos foram trabalhados em sala de aula através de pesquisas, leituras, produção textuais, dramatização, palestras e mini-seminários. Sendo as apresentações grupais e os mini-seminários realizados entre turmas, permitindo assim a troca de conhecimento e o intercâmbio de informações entre os alunos de 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental. Confira fotos abaixo.

Por: Rosenir Noleto

FAMÍLIA NA ESCOLA


No dia 28 de março de 2009, a Unidade Integrada Isabel Cafeteira realizou o I Encontro Família na Escola. O objetivo principal do encontro é proporcionar o estreitamento dos laços entre a escola e a família e a percepção dos pais do quanto são importantes na vida escolar dos filhos. O evento foi organizado pelos professores e os gestores escolares de uma forma bem dinâmica com palestras sobre o Bolsa-Família, dinâmicas de interação e brincadeiras. Os pais, como parceiros essenciais no processo educativo, precisam sentir-se atraídos pela escola. Perceberem que são peças fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a seus filhos através do seu envolvimento e participação Os pais tiveram a oportunidade de conhecer os espaços físicos da escola: laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, etc. O turno noturno, além de promover as atividades já citadas, realizou uma Oficina onde as famílias puderam aprender fazer ovos de páscoa e participaram do sorteio dos mesmos. Iniciativa bastante pertinente, o Encontro Família na Escola possibilitou às famílias o acesso a informações importantes e uma melhor interação com os professores, coordenadores, gestores e com a própria instituição. Por fim os participantes nos três turnos tiveram um momento de oração e saborearam um lanche oferecido pelos professores.


Por: Leilane Milhomem—Profª 3ª Série Matutino

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA

Educação de qualidade tem sido uma busca constante no decorrer da história do homem, pois a mesma é base das melhorias e mudanças sociais. Pensando nisso, nos últimos anos, muitos esforços tem sido empreendidos visando um sistema educacional mais justo e igualitário. Assim, programas de apoio são implantados e implementados e aos poucos os resultados vão surgindo. As escolas municipais recebem, hoje, colaboração de alguns desses programas através do Ministério da Educação e o mais recente, é o PDE que faz parte do Plano Nacional de Educação veiculado ao PAC/Programa de Aceleração do Crescimento, que visa apoiar os projetos desenvolvidos projetos desenvolvidos pelas instituições públicas estaduais e municipais. Assim, este ano, a Unidade Integrada Isabel Cafeteira foi contemplada com o referido programa e elaborou no início deste ano o seu Plano de Desenvolvimento da Escola, visando melhorar os seus índices.
Por: Emirene Santana

DIA DA ESCOLA

Para comemorar o Dia da Escola neste ano na Escola Isabel Cafeteira teve a preocupação de mostrar aos seus educandos a importância e o papel da escola, como formadora de opinião e de cidadãos críticos a partir do Pré-escolar. A Escola por simples definição, é o segundo estabelecimento de ensino, depois da família, primeiro núcleo de contato social para as crianças. Caracteriza-se como o espaço onde os pequenos começam a aprender as regras e os limites da vida em uma comunidade. É um ambiente destinado à convivência e à socialização. Acompanha o desenvolvimento do educando, em suas diversas fases, de acordo com suas diferentes necessidades e capacidades a serem exploradas. Referencial para o crescimento das pessoas, é um local em que é possível aperfeiçoar o conhecimento, ter contato com as artes, disciplinas científicas e estudos sociais; conhecer novos indivíduos e adquirir noções de solidariedade e cooperação. Uma escola é considerada boa quando permite o desenvolvimento dos seus alunos. Assim como em todo Brasil, Barra do Corda possui escolas públicas e privadas. Dentre as públicas está a Unidade Integrada Isabel Cafeteira que tem procurado melhorar o atendimento de sua clientela, buscando parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e o Ministério da Educação, para reduzir a evasão e a repetência.
Por: Iracilda Lopes—Profª Língua Portuguesa

Encontro Pedagógico

Ocorreu dia 14/03/2009, o primeiro Encontro Pedagógico do ano letivo de 2009. O evento reuniu todos os servidores da escola com o objetivo de apresentar as principais discussões durante a elaboração do PDE., como: planejamento, proposta pedagógica, avaliação escolar, atas de reuniões pedagógicas, etc. Bem como, uma breve exposição sobre o Telecentro Comunitário, seus objetivos e finalidade: Comunitário e Pedagógico. Vale ressaltar que esses momentos são de extrema importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. É valioso o Encontro Pedagógico, como possibilidade de ver e discutir os problemas e como nós professores podemos contribuir para o melhor desempenho acadêmico dos seus alunos.
Por: Fracy Almeida—Profª Língua Inglesa

AULA INAUGURAL

O primeiro dia de aula do ano letivo de 2009 foi marcado por diversas atividades de interação envolvendo corpo docente e discente. Embora o primeiro dia de aula já seja um vento no calendário da escola. A aula inaugural de 2009, foi cheia de brincadeiras envolvendo professores coordenadores, direção e alunos, entre elas podemos citar: corrida de saco, dinâmica da rosa, balinhas para o murro, brincadeiras com balão, distribuição de balões coloridos. No final da aula, foi oferecido um lanche com pipocas e sucos. O ano de 2009, começou cheio de expectativas, já que a escola acaba de receber um Telecentro Comunitário que são espaços com computadores conectados à internet destinados à utilização da comunidade escolar e local. Além disso, durante todo mês de março, os professores sob a liderança da Profª Irene elaboraram o PDE– Plano de Desenvolvimento da Escola, que são ações financiadas pelo FNDE Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC, a fim de melhorar o índice escolar. Reorganização da Biblioteca Escolar e dinamização dos demais recursos que a escola dispõe. Portanto, caros alunos e professores, o conhecimento está em suas mãos, a busca do saber em todos os planos é tarefa que se inicia e se realiza com os olhos, tudo pode ser alvo de busca, mas a marcha do conhecimento existem níveis, tanto no que é procurado, quanto no modo de o adquirir. “A comunicação deve ser entendida como um processo de construção de significados em que o sujeito interage socialmente”. (Autor desconhecido)
Por: Regiane P. A. Teixeira—Profª Língua Portuguesa